15.jul.2019
ANÚNCIO | CANDIDATURAS ABERTAS | BI_Mestre_IECCPMA_005/2019
Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA).Referência: BI_Mestre_IECCPMA_005/2019
Áreas Científicas: Psicologia, na área de Psicologia Clínica e da Saúde.
Requisitos de admissão:
Este concurso destina-se a Mestres em Psicologia, na área de Psicologia Clínica e da Saúde, com experiência comprovada na conceção e desenvolvimento de programas e ações de aconselhamento pessoal e vocacional, a nível individual ou de grupo, e com experiência de intervenção em contexto escolar, nomeadamente ao nível da implementação, desenvolvimento, monitorização e avaliação de projetos de enriquecimento curricular.
Requisitos adicionais:
- Experiência de organização e coordenação de equipa e projetos educativos;
- Excelente capacidade de trabalho em equipa;
- Experiência de trabalho no âmbito da formação;
- Participação em equipas de trabalho no âmbito da educação para o empreendedorismo e cidadania.
Plano de trabalhos: A bolsa pretende oferecer formação científica avançada em prática de investigação, de formação e de coordenação no âmbito dos projetos de Educação para o Empreendedorismo coordenado pelo Professor Doutor Jacinto Jardim, nomeadamente ao nível da realização de tarefas relacionadas com a implementação de projetos de Educação para o Empreendedorismo, designadamente, preparação de manuais, formação de professores, preparação de candidaturas a projetos.
No fim do período, o candidato deve ter aperfeiçoado as seguintes competências:
- Capacidade de coordenação de equipas;
- Competências pedagógicas adequadas aos programas de formação para o empreendedorismo e a cidadania;
- Aquisição de metodologias e aparelhagem conceptual para o desenvolvimento de formação na área da cultura empreendedora e cidadania.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada e republicada pelo Decreto-lei n.º 202/2012, de 27 de agosto e atualizada pelos decretos-lei n.º 89/2013, de 9 de julho e n.º 233/2012, de 29 de outubro e pela lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro – http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, aprovado pelo Regulamento n.º 234/2012 (DR, 2.ª série, 25/6/2012), alterado e republicado pelo Regulamento n.º 326/2013 (DR, 2.ª série, 27/7/2013 e alterado pelos Regulamentos n.º 339/2015 (DR, 2.ª série, 17/6/2015) e Regulamento n.º 137-A/2018 (DR, 2.ª série, 27/2/2018) (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt); e Regulamento de Bolsas do IECCPMA.
Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) e nas suas instituições parceiras, sob a orientação científica do Doutor Jacinto Jardim.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, podendo eventualmente ser renovada automaticamente por iguais períodos, até ao limite máximo de 5 anos.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €989,70 (novecentos e oitenta e nove euros e setenta cêntimos) conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária. O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar será a avaliação curricular: percurso académico e experiência dos candidatos na área científica do projeto (30%); experiência profissional com prática comprovada na conceção e desenvolvimento de programas e ações de aconselhamento pessoal e vocacional, a nível individual e de grupo, e com experiência de intervenção em contexto escolar, nomeadamente ao nível da implementação, desenvolvimento, monitorização e avaliação acompanhamento do desenvolvimento de projetos de enriquecimento curricular e de educação para o empreendedorismo e cidadania (65%); carta de motivação (5%). N.B.: Se o júri considerar necessário os candidatos podem ser chamados a uma entrevista.
Composição do Júri de Seleção: Jacinto Jardim (Presidente), José Eduardo Franco e Anabela Maria de Sousa Pereira. Suplente: Cristiana Lucas.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados na página eletrónica do IECCPMA, domiciliada na Internet (http://www.iecc-pma.eu). Do projeto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua publicitação. O candidato aprovado será notificado através de email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 de julho a 26 de julho de 2019.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, certificado de habilitações com a indicação das classificações finais e por disciplina, carta de motivação e outros documentos considerados relevantes.
As candidaturas deverão ser enviadas por email para o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA): ieccpma@gmail.com