IECC-PMA » Biblioteca de Ciências da Cultura » A EUROPA SEGUNDO PORTUGAL
A EUROPA SEGUNDO PORTUGAL
IDEIAS DE EUROPA NA CULTURA PORTUGUESA, SÉCULO A SÉCULO
![]() | Autor(es): José Eduardo Franco e Pedro Calafate (coords.) Editora: Gradiva Ano: 2012 Local de edição: Lisboa Área de Investigação: Núcleo de Estudos das Ideias de Europa Prefácio de Maria Manuela Tavares Ribeiro.
Posfácio de Guilherme d'Oliveira Martins.
A Europa é hoje um tema omnipresente na cultura portuguesa. A Europa chega a ser mesmo a grande obsessão de Portugal.
Perdido o império, virámos os olhos para a Europa como uma espécie de ponto de fuga, uma tábua de salvação para o nosso secular atraso e subdesenvolvimento. A Europa tornou-se, com a democracia, uma espécie de utopia possível.
Mas o tema da Europa impôs-se pelo menos desde o tempo do Marquês de Pombal, na medida em que a propaganda pombalina tornou a Europa das Luzes, mitificada, uma meta a atingir e a superar, e, ao mesmo tempo, uma bitola pela qual passámos a medir os níveis de atraso e progresso do país. Ficámos desde então obcecados por uma Europa idealizada que queriamos igualar e da qual sempre nos sentimos tão distantes. Foi então que ganhámos o terrível e crónico complexo do "país-cauda da Europa". Hoje, o mito da Europa do progresso permanece intocável, apesar de todas as desilusões da integração europeia.
Nem sempre nos sentimos cauda da Europa. Antes pelo contrário: A Europa segundo Portugal atesta-o.
Esta obra oferece pela primeira vez uma visão de longa duração sobre a perceção da Europa na cultura portuguesa desde as origens de Portugal.
É um livro essencial para conhecermos, século a século, a evolução da nossa relação, o nosso modo de entender e de nos situarmos na Europa ao longo de quase um milénio de História. ÍndiceIntrodução - José Eduardo Franco
|