IECC-PMA » Biblioteca de Ciências da Cultura » QUE SABER(ES) PARA O SÉCULO XXI?
QUE SABER(ES) PARA O SÉCULO XXI?
História, Cultura e Ciência na Madeira
![]() | Autor(es): José Eduardo Franco; Cristina Trindade (coord.) Editora: Esfera do Caos Ano: 2015 Local de edição: Lisboa Conhecer é a forma suprema da razão humana dominar o mundo, ou seja, de se sentir senhora da vida e da terra habitada. A sistematização do conhecimento de forma distinta e organizada por disciplinas decorre, entretanto, da vontade de ordenar o caos do saber. O conhecimento sistemático oferece-nos então um mapa orientador, que nos dá a impressão pacificante de que abarcamos a realidade e dominamos o caos.
Cada época cultural sentiu a necessidade de realizar esta sistematização, quer em versão de compêndios multidisciplinares, quer em versão de enciclopédia.
Foi a partir dos resultados de pesquisa e das reflexões apresentadas nesse evento que esta obra se estruturou, assumindo-se que o maior dos desafios seria uma aposta forte na interdisciplinaridade e na discussão das suas possibilidades e dos seus limites em tempos de acentuada especialização.
Os que se interessam pelos temas madeirenses, articulados e enquadrados por reflexões epistemológicas que interessam à problematização do processo de produção de conhecimento no século XXI, encontrarão aqui, com certeza, leituras estimulantes. OS TEMAS E OS PROBLEMAS:
Um saber em espiral: desafios ao conhecimento humano no século XXI / Nesologia: peculiaridades gnosiológicas das ilhas / Conhecimento científico e humanização da paisagem / História da Madeira / Cultura, linguagens e criação artística / Educação, formação humana e profissional e desafios da sociedade madeirense / Política, solidariedades, comunicação e diásporas. OS AUTORES: Alberto Vieira, Aline Bazenga, Ana Londral, Annabela Rita, Carla Lucas, Carlos Valente, Catarina Faria, Cristina Coelho, Cristina Trindade, Custódia Drumond, Daniela Marcheschi, Ernesto Rodrigues, Filipa Oliveira, Guilherme Silva, Isabel Santa Clara, Jacinto Jardim, Joana Balsa de Pinho, João David Pinto-Correia, João Relvão Caetano, Jorge Freitas Branco, José Eduardo Franco, José Manuel Paquete de Oliveira, José Renato Gonçalves, Luís Machado de Abreu, Luísa Marinho Antunes, Luísa Soares, Marc Augé, Miguel Sequeira, Nelson Veríssimo, Paulo Miguel Rodrigues, Raimundo Quintal, Rui Carita, Simão Silva, Teresa Norton Dias, Thierry Proença, Thomas Dellinger, Viriato Soromenho-Marques. Esta obra foi publicada em parceria com a APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica, no âmbito do projeto Aprender a Madeira – Dicionário de História da Madeira, apoiado pelo programa Intervir +. |