IECC-PMA » Biblioteca de Ciências da Cultura » ARTE POR TERRAS DE NUN'ÁLVARES
ARTE POR TERRAS DE NUN'ÁLVARES
Pintores e obras dos Séculos XVI a XVIII na Sertã e em Proença-a- Nova
![]() | Autor(es): Vítor Serrão e Ana Maria Farinha Editora: Theya Editores Ano: 2015 Local de edição: Lisboa Vítor Serrão e Ana Maria Farinha dedicam-se às áreas da História da Arte, da Teoria da Arte, da Iconografia e da Iconologia, e da Gestão do Património, para as quais têm dado um valioso contributo científico. Com Arte por Terras de Nun’Álvares: Pintores e Obras dos Séculos XVI a XVIII na Sertã e em Proença-a-Nova, disponibilizam uma exaustiva e criteriosa recolha de pinturas antigas em terras da Beira profunda onde a presença de património histórico-artístico relevante quase deixou de fazer sentido nos nossos dias. É tempo, portanto, de virar esta página de esquecimentos e reavaliar existências artísticas que são ainda muito significativas e merecem ser estudadas com o nível de rigor apresentado nesta publicação de referência.
Este livro é o resultado de um trabalho de pesquisa e estudo sobre o património artístico maneirista e barroco das chamadas terras de Nun’Álvares Pereira, na região da Beira Baixa (Sertã e Proença-A-Nova), ricas em história e tradição. Nestes municípios do interior centro de Portugal produziram-se obras consideráveis, algumas mesmo originais, únicas e pioneiras, num tempo de significativo investimento na produção artística por parte de particulares e instituições ligadas à Igreja, entre as quais se destacam as Ordens e as Misericórdias. Dos séculos XVI, XVII e XVIII sobreviveram exemplares de obras de arte de grande qualidade, algumas da autoria de artistas que trabalhavam nos melhores ateliês do país, influenciados pelas grandes escolas e correntes de arte europeia.
Esta é uma obra monumental rica em ilustrações de elevada qualidade, magnificamente composta do ponto de vista gráfico, e a segunda obra publicada pela Theya Editores, um projeto editorial do IECCPMA (Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, entidade sem fins lucrativos), em parceria com o CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), em consonância com a sua missão cultural. Arte por Terras de Nun’Álvares: Pintores e Obras dos Séculos XVI a XVIII na Sertã e em Proença-a-Nova abre uma janela imensa para o conhecimento qualificado de um património esquecido, disperso, desvalorizado pelo tempo e pela incúria, e oferece a esta região da Comarca da Sertã possibilidades e responsabilidades acrescidas em prol da sua preservação e valorização no mapa artístico nacional e em favor da sua capitalização em termos de criação de roteiros de turismo cultural. |