IECC-PMA » Eventos » CONFERÊNCIA INTERNACIONAL - O SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ADOÇÃO: REALIDADES, DESAFIOS E MUDANÇAS
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL - O SUPERIOR INTERESSE DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ADOÇÃO: REALIDADES, DESAFIOS E MUDANÇAS
Reitoria da Universidade Nova de Lisboa
9-11.abr.2013
http://eventscoop.org/
O tópico da adoção constitui um fenómeno em expansão e uma das temáticas mais delicadas no que ao superior interesse da criança diz respeito, pois nesta dinâmica, muitas vezes conturbada, existem princípios e convenções mundiais que são indubitavelmente violados.
No Guia Prático da Adoção do Instituto da Segurança Social, a adoção é definida como um processo gradual, que permite a uma pessoa ou um casal criar com uma criança um vínculo semelhante à relação entre pais e filhos. Para haver uma adoção, o candidato ou candidatos têm de ser avaliados e selecionados pela entidade responsável pelos processos de adoção. Porém, a realidade nem sempre respeita esta definição introdutória.
Desta forma, urge a mudança de paradigma no que à adoção diz respeito com vista a honrar-se o superior interesse da criança, conceito tão nobre e tão falado mas ao mesmo tempo amplo, e talvez mesmo por isso, desrespeitado.
Num fenómeno povoado por inúmeras barreiras e terrenos pantanosos almejamos que as (boas) práticas se focalizam no bem-estar da criança, não só no imediato, mas sobretudo a longo prazo. Uma adoção bem-sucedida é a que vai ao encontro das necessidades da criança, dando-lhe um lar e uma família de carácter permanente, para que a criança se desenvolva e sinta em segurança.
Dizem os mestres da Psicologia, que o que não se fala, não se reformula, continuando a funcionar de forma primitiva. Por isso, acreditamos que chegou a hora de colocarmos em palavras, de forma audaz, uma temática tão nobre e fundamental para o desenvolvimento da sociedade e para a formação de crianças, e futuramente adultos, felizes, inteligentes e trabalhadores.