COLÓQUIO INTERNACIONAL PROFESSOR MANUEL SÉRGIO: OBRA E PENSAMENTO
Assembleia da República / Fundação Calouste Gulbenkian
20-21.mar.2017
http://coloquiomanuelserg.wixsite.com/coloquiomanuelsergio
O Professor Manuel Sérgio promoveu uma verdadeira revolução científica no conhecimento da Educação Física e do Desporto, através de um corte epistemológico de onde nasceu o conceito de motricidade humana. O presente colóquio irá evocar e destacar a sua obra e pensamento, bem como prestar uma justa homenagem a este filósofo e pedagogo da cultura portuguesa, cujo legado se projeta igualmente além-fronteiras.
Realizar-se-á, nos próximos dias 20 e 21 de março de 2017, o Colóquio Internacional Professor Manuel Sérgio: Obra e Pensamento (CIPMS), a ter lugar na Assembleia da República (Sala do Senado) e na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 2).
Esta iniciativa tem em vista analisar e salientar o legado pedagógico, filosófico e cívico do Professor Doutor Manuel Sérgio, contribuir para uma visão de conjunto em torno da sua obra, e prestar igualmente uma justa homenagem a este vulto da cultura portuguesa contemporânea.
O presente colóquio conta com os contributos de Catarina Barosa, Daniel Tércio, Guilherme d’Oliveira Martins, Gustavo Pires, João Batista Freire, Joaquim Franco, Jorge Araújo, José Barata-Moura, José Carlos Lima, José Carlos Vasconcelos, José Eduardo Franco, Luís Machado de Abreu, Miguel Real, Viriato Soromenho-Marques, entre outras personalidades. O formato do encontro pautar-se-á por conferências plenárias, distribuídas pelas temáticas “Humanismo e Transcendência”, “Desporto e Corporeidade”, “Corte Epistemológico”, “Corpo e Cultura”, “História e Perspetivas em torno da Corporeidade”. De especial referência a sessão “Testemunhos e Vivências”, sobre a vida e a obra do Professor Manuel Sérgio, reunindo depoimentos de figuras ligadas aos meios do desporto, da política e da cultura, entre as quais António Filipe, Augusto Baganha, Aurélio Pereira, Edite Estrela, Francisco Louçã, Jorge Jesus, Jorge Lacão, Jorge Nuno Pinto da Costa, José Couceiro, José Neto, Laurentino Dias, Luís Filipe Vieira, Nuno Delgado, Rui Vitória ou Vítor Serpa. Destaca-se a presença de Sua Excelência o Senhor Presidente de Cabo Verde, amigo pessoal de Manuel Sérgio, que fará a alocução de encerramento do Colóquio.
O Colóquio Internacional Professor Manuel Sérgio: Obra e Pensamento (CIPMS) é uma iniciativa da Cátedra Convidada FCT Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH – UAb/CLEPUL-FLUL), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL-FLUL), do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), da Câmara Municipal de Lisboa (CML), em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL), o Sporting Clube de Portugal (SCP), o Clube de Futebol Os Belenenses(CFB), entre outras instituições.
----
----
PROFESSOR MANUEL SÉRGIO, por Miguel Real
A obra filosófica e pedagógica do Professor Doutor Manuel Sérgio (1933) concentra-se na introdução em Portugal da Ciência da Motricidade Humana, substituta da antiga e artesanal “Educação Física”. Este acontecimento, pode considerar-se, do ponto de vista da história da ciência em Portugal, como uma autêntica “revolução epistemológica” no campo das ciências sociais e humanas, dotando o objeto de estudo “corpo humano” de um verdadeiro estatuto científico.
Na sua tese de doutoramento na Universidade Técnica de Lisboa, em 1986, intitulada Para uma Epistemologia da Motricidade Humana (ed. Compendium, 2000, 3.ª ed.), momento fulcral do início da atribuição do estatuto de ciência às atividades físicas (dança, ergonomia, desportos, reabilitação física, gestão do desporto…) em Portugal, Manuel Sérgio faz evoluir a análise do desporto de um paradigma cartesiano, assente na diferenciação radical entre corpo e espírito, para um paradigma da “complexidade” dirigido à totalidade da pessoa humana como praticante desportivo, introduzindo assim elementos filosóficos, sociais e culturais na análise da atividade desportiva, abandonando a antiga análise fundada exclusivamente em elementos quantitativos de rendimento físico, de recordes, de competição individualista.
Para além de uma contínua pedagogia exercida em universidades de diversos países estrangeiros (Espanha, Brasil, Chile…), Manuel Sérgio foi igualmente fundador da Sociedade Internacional de Motricidade Humana. Esta sua atividade internacional foi compendiada no livro Pensar y Transformar: Un Legado de Manuel Sérgio (Espanha-Colômbia, 2015), com o contributo de 15 especialistas internacionais nas ciências do desporto.
Com cerca de duas dezenas de livros publicados após a edição de Para uma Nova Dimensão do Desporto (1974), sua primeira obra nesta área, toda a atividade teórica e prática de Manuel Sérgio tendeu a promover a humanização do desporto, introduzindo não só elementos científicos na sua análise e no seu estatuto, dominados até então por conhecimentos técnicos avulsos, como elementos espirituais (mas não metafísicos), elevando as ciências da motricidade a um verdadeiro plano cultural em Portugal.
