IECC-PMA » Investigadores » José Maria Silva Rosa
José Maria Silva Rosa
![]() |
- Percurso Académico
- Publicações
Percurso Académico
José Maria Silva Rosa nasceu a 3 de Maio de 1965, em Vila de Rei, onde estudou até ao 9.º ano. Entre 1983-1986, no Centro de Estudos de Fátima (CEF), completou o 10.º, o 11.º e o 12.º ano, com a média de 17 valores. Em 1993, depois ter estudado Teologia, concluiu a Licenciatura em Filosofia na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, também com a média de 17 valores (Magna cum Laude).Em 1997, concluiu nesta universidade o Mestrado em Filosofia Medieval com a dissertação intitulada Em busca do Centro: Investigações sobre a noção de Ordem na obra de Santo Agostinho (Período de Cassicíaco), obtendo a classificação máxima (Summa cum Laude) por unanimidade. Em 2005, concluiu o Doutoramento em Filosofia Medieval, também na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, com a tese intitulada O Primado da Relação: Da intencionalidade trinitária da Filosofia, também aprovada por unanimidade com a classificação máxima (Summa cum Laude).
Desde o ano de 1992 a 2002, foi professor na Universidade Católica, em Lisboa, leccionando disciplinas nos Cursos de Filosofia, de Teologia, de Ciências da Comunicação e de Serviço Social. Actualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (Covilhã).
É investigador no IFP - Instituto de Filosofia Prática desta Universidade, e colabora também com outros centros de investigação do país: o Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa); o Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; o Gabinete de Filosofia Medieval da Universidade do Porto. É membro da Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale; da Sociedade Portuguesa de Filosofia Medieval; e da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa.
Os seus principais interesses académicos situam-se nas áreas do Pensamento Antigo, Patrístico e Medieval - especialmente Santo Agostinho; o pensamento Fransciscano e as correntes místicas - ; na Fenomenologia, História e Filosofia da Religião; nos Estudos Bíblicos e Teologia Política, áreas onde tem participado em congressos, colóquios, conferências e seminários, nacionais e internacionais.