Percurso Académico
Joana Balsa de Pinho é licenciada em História, variante História da Arte (Universidade de Lisboa, 1995), mestre em Museologia e Museus (Universidade de Alcalá de Henares, 2011) e doutora em História da Arte (Universidade de Lisboa, 2013). A sua tese teve com tema sobre a arquitetura promovida para as Confrarias da Misericórdia no século XVI e foi-lhe atribuída uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Teve várias bolsas em projetos de investigação científica e, entre 2012 e 2020, exerceu funções de coordenação de áreas de investigação e de investigadores em diferentes projetos no CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (Universidade de Lisboa). Desde 2020 (julho), é investigadora associada contratada pelo Artis – Instituto de História da Arte (Universidade de Lisboa), no âmbito do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico, com o projeto «Hosp_ARCHI – Circulação, apropriação e resignificação de modelos arquitetónicos: a arquitetura hospitalar portuguesa no século XVI» (CEECIND / 00691/2018).
Integrou vários projetos de investigação, como membro da equipa de investigação em Portugal, Brasil e Espanha. Desde 2018, é investigadora responsável do projeto “Hospitalis – A Arquitetura Hospitalar em Portugal nos alvores da Modernidade: identificação, caracterização e contextualização”, financiado pela FCT.
Publicou artigos e apresentou comunicações em conferências, em Portugal e no estrangeiro, como resultado de seu trabalho e investigação. Colabora com diferentes revistas científicas como membro do conselho editorial e como revisora e participou em diversos júris de avaliação de projetos e candidaturas a bolsas e prémios.
É vice-presidente da direção da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte e presidente da direção da Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.
CV completo: https://www.cienciavitae.pt/portal/3017-5B11-EBA0