11.dez.2017
CALENDÁRIO CELEBRAÇÃO DO TEMPO 2018
Lançado hoje, na Universidade Aberta, a nova edição deste calendário inter-religioso e intercultural, editado pelas Paulinas.
Apresenta-se hoje, dia 11 de novembro, o Calendário Celebração do Tempo 2018, pelas 18h30, no Salão Nobre da Universidade Aberta, em Lisboa.
Este evento conta com as intervenções do Alto-Comissário para as Migrações, do Secretário de Estado da Educação da Região Autónoma da Madeira, do Reitor da Universidade Aberta e do Diretor da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização. A iniciativa decorre em parceria com o GT DIR - Grupo de Trabalho para o Diálogo Inter-Religioso, e com o polo CLEPUL Madeira.
"O calendário inter-religioso Celebração do Tempo 2018, que assinala as principais datas celebrativas dos grandes grupos religiosos implantados em Portugal, bem como algumas importantes efemérides nacionais e internacionais, marca desta vez o início do ciclo de comemorações dos 600 anos da descoberta oficial do Arquipélago da Madeira e recorda-nos que o ano que se aproxima foi declarado Ano Europeu do Património Cultural. O tema literário – Portugal, pioneiro da globalização – tem muito que ver com essas referências. Primeiro, porque a Madeira se viria a tornar «uma verdadeira rampa de lançamento deste processo de globalização, oferecendo a Portugal um centro de operações no meio do Atlântico para a projeção das suas viagens intercontinentais». Depois, porque essa expansão marítima muito contribuiu, com o revolucionário conceito de «descoberta», para o desenvolvimento da ciência moderna e o enriquecimento de um património cultural comum aos europeus."
Fonte: http://www.paulinas.pt/Product_Detail.aspx?code=2222)