18.abr.2019
ANÚNCIO | CANDIDATURAS ABERTAS | BI_Doutor_IECCPMA_001/2019
Concurso para a atribuição de cinco Bolsas de Investigação para detentores de grau de Doutor, no âmbito do protocolo estabelecido entre o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) e o Instituto de História do Direito e do Pensamento Político da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.Ref.: BI_Doutor_IECCPMA_001/2019
Áreas Científicas: FILOSOFIA e HISTÓRIA
Requisitos de admissão:
Este concurso destina-se a doutores na área da História ou da Filosofia. Será dada preferência a candidatos com experiência de trabalho e de investigação científica em História, Filosofia e Culturas Modernas, em particular na pesquisa, redação e revisão de textos científicos e de fontes no âmbito da História, da Filosofia, da Cultura Religiosa e Política, especialmente das Épocas Moderna e Contemporânea.
Requisitos obrigatórios:
- Ter grau de Doutor em História ou Filosofia;
- Experiência comprovada em investigação, produção e revisão de textos científicos;
- Experiência comprovada de trabalho em organização ou secretariado de eventos culturais e científicos;
- Ter formação graduada anterior ao doutoramento em áreas das Ciências Humanas e Sociais.
Requisitos preferenciais:
- Excelente conhecimento da História, da Filosofia e da Cultura Portuguesa das Épocas Moderna e Contemporânea;
- Participação em projetos de investigação científica como investigador e redator de textos científicos;
- Experiência de revisão e aperfeiçoamento de textos científicos.
Requisitos opcionais:
- Ter formação em língua latina;
- Formação e prática em paleografia.
Plano de trabalhos:
As bolsas pretendem oferecer formação científica avançada em prática de investigação, preparação de textos científicos e anotação crítica de fontes nos campos da História, da Filosofia, da Cultura, da Política e da Religião. No final do período de formação, o candidato deverá ter adquirido competências nos seguintes âmbitos:
- Trabalho científico avançado na revisão, anotação e produção de textos científicos;
- Proficiência em pesquisa e edição crítica de fontes da cultura portuguesa moderna e contemporânea.
Legislação e regulamentação aplicável:
Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) – http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP – em vigor https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt republicado em anexo ao Regulamento n.º 326/2013, no Diário da República, 2.ª série, n.º 164, de 2 de agosto de 2013, com a redação atual, e Regulamento de Bolsas do IECCPMA.
Local de exercício das atividades:
As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no IECCPMA e nas suas instituições parceiras, sob a supervisão científica dos Doutores José Eduardo Franco, Pedro Calafate e Viriato Soromenho-Marques.
Duração da bolsa:
A bolsa terá a duração de 6 meses, podendo ser renovada automaticamente por iguais períodos caso haja cabimento orçamental na área do projeto, até ao limite máximo de 5 anos, e tendo início previsto a 1 de junho de 2019.
Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a €1 509,80 (mil, quinhentos e nove euros e oitenta cêntimos), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária. A este valor acrescerá o reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1.º escalão, caso os candidatos optem por este regime. O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do art. 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
Métodos de seleção:
O método de seleção a utilizar será o da avaliação curricular, com a seguinte ponderação: prestação académica (30%), percurso científico e experiência profissional avaliada de acordo com os requisitos de admissão (50%), Projeto de investigação (15%) e carta de motivação (5%). N.B.: Se o júri considerar necessário, os/as candidatos/as poderão ser chamados para uma entrevista.
Composição do Júri de Seleção:
Doutor Pedro Caridade Freitas (Presidente), Doutora Miriam Afonso Brigas e Doutora Cristiana Lucas Silva.
Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projeto de lista ordenada divulgada na página web do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), domiciliada em http://www.iecc-pma.eu/. Do projeto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação. O candidato aprovado será notificado através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 6 de maio a 17 de maio de 2019. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, certificados de habilitações de todos os graus obtidos, projeto de investigação a desenvolver no quadro de uma formação avançada (máximo 5 mil caracteres), carta de motivação, documentos comprovativos do cumprimento dos requisitos obrigatórios, cartas de recomendação e outros documentos considerados relevantes pelo candidato. As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para ieccpma@gmail.com.