6.jun.2019
ANÚNCIO | CANDIDATURAS ABERTAS | BI_Mestre_IECCPMA_002/2019
Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para mestre para o projeto de investigação Obra Completa do Marquês de Pombal, promovido pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA).Referência: BI_Mestre_IECCPMA_002/2019
Área Científica: Humanidades
Requisitos de admissão: Este concurso destina-se a mestres na área das Humanidades.
Requisitos obrigatórios:
- formação e experiência de trabalho e/ou investigação na área da paleografia;
Requisitos adicionais:
- Excelente conhecimento da história da cultura portuguesa;
- Experiência em investigação documental em arquivos e biblioteca;
- Formação e prática avançada em edição textual;
- Participação em projetos de investigação científica;
- Trabalhos de investigação e de edição de fontes publicados.
Plano de trabalhos: Realização de tarefas de investigação, transcrição, fixação e revisão textual de fontes do período pombalino.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada e republicada pelo Decreto-lei n.º 202/2012, de 27 de agosto e atualizada pelos decretos-lei n.º 89/2013, de 9 de julho e n.º 233/2012, de 29 de outubro e pela lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro – http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, aprovado pelo Regulamento n.º 234/2012 (DR, 2.ª série, 25/6/2012), alterado e republicado pelo Regulamento n.º 326/2013 (DR, 2.ª série, 27/7/2013 e alterado pelos Regulamentos n.º 339/2015 (DR, 2.ª série, 17/6/2015) e Regulamento n.º 137-A/2018 (DR, 2.ª série, 27/2/2018) – http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt; e Regulamento de Bolsas do IECCPMA.
Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no IECCPMA e nas suas instituições parceiras, sob a coordenação científica do Doutor José Eduardo Franco.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, podendo ser renovada automaticamente por iguais períodos, existindo cabimento orçamental, até ao prazo máximo de 5 anos, e tendo início previsto a 15 de julho de 2019.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €989,70 (novecentos e oitenta e nove euros e setenta cêntimos), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária. O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar será a avaliação curricular: A Avaliação Curricular é expressa numa escala de 0 a 20 valores, com valoração até às centésimas.
Na avaliação curricular são considerados e ponderados os seguintes elementos:
a) A Prestação Académica ou nível de qualificação certificado pelas entidades competentes;
b) A Experiência Profissional com incidência sobre as atividades inerentes aos requisitos adicionais de admissão;
c) Percurso científico, com destaque para publicações, participação em eventos científicos e em projetos de investigação;
d) Carta de motivação.
Tendo em conta as especiais características do lugar a concurso, a Avaliação Curricular (AC) será efectuada através da aplicação da seguinte fórmula: AC = 0,2 PA + 0,4 EP + 0,3 PC + 0,1 CM. Em que: PA = prestação académicas; EP = experiência profissional; PC = percurso científico; CM = carta de motivação.
a) As Prestação Académicas (PA) graduar-se-ão de 10 a 20 valores, de acordo com a média final do grau exigido, nos seguintes termos:
• 10-13 = 5 valores
• 14-16 = 10 valores
• 17-20 = 20 valores
b) Na Experiência Profissional (EP) ponderar-se-á o desempenho efetivo de Funções, devidamente comprovado, diretamente relacionadas com o plano de trabalhos, sendo avaliadas pela sua natureza e duração, de acordo com a seguinte fórmula:
EXERCÍCIO DE FUNÇÕES RELEVANTES CLASSIFICAÇÃO (valores) Exercício até 2 anos 0-10 Exercício > 2 anos < 4 anos 11-15 Exercício > 4 anos 16-20
c) No Percurso científico (PC) ponderar-se-á a participação, devidamente comprovada, em eventos de natureza científica e formativa, assim como publicações e participação em projetos de investigação, diretamente relacionadas com os domínios científicos das atividades a que se destina a bolsa, sendo avaliadas pela sua natureza e duração, de acordo com a seguinte classificação:
RELEVÂNCIA DO PERCURSO CIENTÍFICO CLASSIFICAÇÃO (valores) Percurso científico inexistente ou irrelevante 0-5 Percurso científico pouco relevante 4-10 Percurso científico relevante 9-15 Percurso científico muito relevante 16-20
d) O critério Carta de Motivação será avaliado do seguinte modo: Clareza da exposição e argumentação: 0-5 valores; Justificação do interesse em integrar a equipa do projeto: 0-5 valores; Demonstração da relação do percurso científico com a área científica do projeto: 0-5 valores.
Composição do Júri de Selecção: Doutora Joana Balsa de Pinho (Presidente), Doutor Pedro Caridade Freitas e Doutora Paula Carreira.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projeto de lista ordenada divulgada na página web do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), domiciliada em http://www.iecc-pma.eu. Do projeto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação. O candidato aprovado será notificado através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 19 de junho de 2019 a 3 de julho de 2019.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, certificado de habilitações com as classificações das disciplinas, carta de motivação, documentos comprovativos do cumprimento dos requisitos obrigatórios e outros documentos considerados relevantes pelo candidato. As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para ieccpma@gmail.com.