24.jun.2019
ANÚNCIO | CANDIDATURAS ABERTAS | BI_Mestre_IECCPMA_004/2019
Concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação no âmbito do projeto de investigação "Fátima como fenómeno Global", integrado no Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA).Referência: BI_Mestre_IECCPMA_004/2019
Áreas Científicas: Antropologia, Ciências da Comunicação, Ciências da Documentação, Ciências das Religiões, Ciências do Turismo Filosofia, Geografia Humana, História, Literatura, Sociologia e Teologia.
Requisitos de admissão: Este concurso destina-se a mestres nas áreas científicas em que é aberto o concurso. Será dada preferência a candidatos com experiência de trabalho e de investigação científica.
Requisitos adicionais:
- Excelente conhecimento de história e culturas contemporâneas;
- Excelente domínio da história e da cultura cristãs;
- Excelente capacidade de trabalho em equipa;
- Proficiência em língua portuguesa;
- Formação e prática avançada em investigação;
- Demonstração de capacidade de elaborar um projeto de investigação sobre o tema do projeto;
- Apresentação de trabalhos de investigação publicados.
Plano de trabalhos: A bolsa pretende oferecer experiência de trabalho científico para formação avançada em prática de investigação no âmbito do projeto de investigação Fátima como fenómeno Global, coordenado pelo Doutor Marco Daniel Duarte, Diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima. No final do período de experiência de trabalho científico para formação avançada, o candidato deverá ter adquirido competências nomeadamente no âmbito da:
- Investigação científica avançada nas áreas disciplinares respeitantes ao tema em estudo;
- Pesquisa documental;
- Redação de textos científicos no âmbito do projeto.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada e republicada pelo Decreto-lei n.º 202/2012, de 27 de agosto e atualizada pelos decretos-lei n.º 89/2013, de 9 de julho e n.º 233/2012, de 29 de outubro e pela lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro – http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, aprovado pelo Regulamento n.º 234/2012 (DR, 2.ª série, 25/6/2012), alterado e republicado pelo Regulamento n.º 326/2013 (DR, 2.ª série, 27/7/2013 e alterado pelos Regulamentos n.º 339/2015 (DR, 2.ª série, 17/6/2015) e Regulamento n.º 137-A/2018 (DR, 2.ª série, 27/2/2018) (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt); e Regulamento de Bolsas do IECCPMA.
Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e nas suas instituições parceiras.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, podendo eventualmente ser renovada automaticamente por igual período até à duração máxima de um ano.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €989,70 (novecentos e oitenta e nove euros e setenta cêntimos) conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária. O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: análise curricular e experiência dos candidatos na área científica do projeto (60%); prática comprovada em investigação científica (25%); projeto de investigação (10%) e carta de motivação (5%). NB: Se o júri considerar necessário, os candidatos poderão ser chamados para uma entrevista.
Composição do Júri de Seleção: Marco Daniel Duarte (Presidente), José Carlos Lopes de Miranda, José Eduardo Franco e Paula Carreira.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projeto de lista ordenada e publicitada na página electrónica do IECCPMA domiciliada na Internet (http://www.iecc-pma.eu). Do projeto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação. Os candidatos aprovados serão notificados através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 8 de julho a 19 de julho de 2019.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, certificado de habilitações, carta de motivação, projeto de investigação (máximo 4 páginas sobre Fátima como fenómeno global) e outros documentos comprovativos considerados relevantes por parte do candidato.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para ieccpma@gmail.com.