22.abr.2021
ANÚNCIO | CANDIDATURAS | BI_IECCPMA_001/2021
Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto de investigação Pombalia – Pombal Global, promovido pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA).Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto de investigação Pombalia – Pombal Global promovido pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA).
Áreas Científicas: Conservação e Restauro.
Requisitos de Admissão: Este concurso destina-se a titulares do grau de licenciatura ou mestrado na área da Conservação e Restauro desde que se verifiquem cumulativamente os seguintes requisitos: a) esteja inscrito num curso integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, conferente ou não de grau académico; b) experiência mínima, comprovada, de três meses em trabalho de conservação e restauro de documentos gráficos.
Plano de trabalhos: Realização de tarefas de conservação e restauro de documentos. Gráficos.
Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho, pelo Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP – em vigor; Regulamento de Bolsas do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.
Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, sob a coordenação da Dra. Anabela Ribeiro, chefe de divisão de Disponibilização e Produção de Conteúdos.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, podendo ser renovada automaticamente por iguais períodos.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa será de acordo com o grau académico, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no país (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária. O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do art. 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
Avaliação: A avaliação das candidaturas terá em conta os requisitos identificados no presente edital, e será composto pelos seguintes elementos: a) Formação académica, ou nível de qualificação certificado pelas entidades competentes, valorada de 1 a 20 pontos (30%); b) experiência anterior em áreas diretamente relacionadas com o plano de trabalhos e adequação do perfil do candidato aos requisitos apresentados, valorada de 1 a 20 pontos (30%); c) Carta de motivação, valorada de 1 a 20 pontos (10%); d) Entrevista, valorada de 1 a 20 pontos (30%); Nesse sentido, a fórmula de classificação C para o posicionamento relativo dos candidatos será C=FA*0,3+E*0,3+CM*0,1+ET*0,3; onde FA se refere à formação académica, E à experiência anterior e adequação do perfil do candidato ao plano de trabalho, CM à carta de motivação e ET à entrevista.
Composição do Júri de Seleção: Joana Balsa de Pinho (Presidente), Anabela Ribeiro e Madalena Costa Lima.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projeto de lista ordenada divulgada na página web do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), domiciliada em http://www.iecc-pma.eu. Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas. Do projeto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua publicitação. A decisão final será tomada no prazo máximo de 60 dias úteis após a conclusão do período de audiência prévia de interessados. O candidato aprovado será notificado através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 7 a 20 de maio de 2021. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, certificado de habilitações com as classificações das disciplinas, carta de motivação e documento comprovativo de experiência profissional. Nenhum documento a ser submetido em candidatura pode ser apresentado após o prazo fixado para o efeito no aviso de abertura. Serão excluídas as candidaturas que não apresentarem a documentação obrigatória solicitada. As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para ieccpma@gmail.com.