17.jan.2022
ANÚNCIO | CANDIDATURAS | BI_IECCPMA_002/2022
Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito dos projetos de investigação promovidos pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA).Áreas Científicas: Cultura Portuguesa e Cultura Europeia
Requisitos de admissão e condições de elegibilidade: Este concurso destina-se a titulares do grau de mestrado na área da Cultura Portuguesa e/ou Estudos Portugueses que estejam inscritos num curso integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, conferente de Grau de Doutoramento.
Requisitos adicionais/fatores preferenciais:
- Formação qualificada em latim;
- Domínio da cultura clássica;
- Excelente conhecimento da língua portuguesa;
- Participação em eventos de divulgação científica nacionais e/ou internacionais;
- Experiência de revisão de textos científicos;
- Excelente capacidade de trabalho em equipa.
São elegíveis para atribuição da bolsa:
a) Cidadãos nacionais ou cidadãos de outros Estados membros da União Europeia;
b) Cidadãos de Estados terceiros;
c) Apátridas;
d) Beneficiários do estatuto de refugiado político.
Plano de trabalhos: Realização de tarefas investigação em arquivos, levantamento de dados e fontes manuscritas e impressas, redação de artigos científicos, tradução de textos latinos para língua portuguesa e revisão linguística de textos científicos.
O bolseiro deve apresentar, até 60 dias úteis após o termo da bolsa, em formato eletrónico, um relatório final onde constem as atividades desenvolvidas e resultados obtidos, acompanhado pelo parecer do orientador.
O relatório final será avaliado pelo(s) orientador(es) de acordo com os seguintes critérios:
- Qualidade do trabalho desenvolvido – 60%
- Resultados alcançados (publicações; comunicações) – 30%
- Capacidade de integração e de adaptação – 10%
As classificações dos critérios e a classificação final utilizada será de 0 a 20 valores.
Legislação e regulamentação aplicável: Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho, pelo Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP – em vigor; Regulamento de Bolsas do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.
Os modelos do contrato a assinar, do relatório final a elaborar pelo bolseiro e parecer do orientador estão disponíveis em http://www.iecc-pma.eu/projectos.asp?id=10
Local de exercício da atividade: As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas na sede do Instituto Europeu de Ciências da Cultura, em arquivos nacionais e entidades parceiras dos projetos.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 (seis) meses, podendo ser renovada automaticamente por iguais períodos, existindo cabimento orçamental, até ao prazo máximo de 4 (quatro) anos.
Na sequência do procedimento para a atribuição da Bolsa, se a lista de ordenação final, devidamente homologada, contiver um número de candidatos aprovados superior ao do número de Bolsas a ocupar, é sempre constituída uma reserva de recrutamento interna, a qual é utilizada no prazo máximo de 18 meses contados da data da homologação da lista de ordenação final, quando haja necessidade de ocupação por desistência do/a bolseiro/a.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa será de acordo com o grau académico, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária. A este valor acresce o Seguro Social Voluntário, se aplicável, correspondente ao 1.º escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o Seguro de Acidentes Pessoais. O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art. 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.
Métodos de seleção: O método de seleção a utilizar será a avaliação curricular (AC), tendo em conta os requisitos identificados no presente edital, a saber: a) mérito absoluto da formação académica, ou nível de qualificação certificado pelas entidades competentes, valorada de 1 a 20 pontos (35%);
b) experiência anterior em áreas diretamente relacionadas com o plano de trabalhos e adequação do perfil do candidato aos requisitos apresentados, valorada de 1 a 20 pontos (35%);
c) proposta de projeto de investigação (temática livre, mas em conformidade com a área científica do presente concurso), valorado de 1 a 20 pontos (20%);
d) carta de motivação, valorada de 1 a 20 pontos (10%).
Nesse sentido, a fórmula de classificação para o posicionamento relativo dos candidatos será AC = M*0,35+EA*0,35+PI*0,20+CM*0,1, onde M se refere ao mérito absoluto, EA à experiência anterior e adequação do perfil do candidato ao plano de trabalho, PI à proposta de projeto de investigação e CM à carta de motivação e outras características pertinentes aí apresentadas pelo candidato, demonstrando empenho para o trabalho a desenvolver e disponibilidade para iniciar funções. N.B.: Se o júri considerar necessário, os candidatos poderão ser chamados para uma entrevista.
Composição do Júri de Seleção: Pedro Caridade Freitas (Presidente), Paula Carreira, Cristiana Lucas Silva, Susana Alves-Jesus.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projeto de lista ordenada divulgada na página web do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), domiciliada em http://www.iecc-pma.eu.
Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas. Do projeto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua publicitação. A decisão final será tomada no prazo máximo de 60 dias úteis após a conclusão do período de audiência prévia de interessados.
O candidato aprovado será notificado através de e-mail.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de janeiro de 2022 a 2 de fevereiro de 2022. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, certificado de habilitações com as classificações das disciplinas, proposta de projeto de investigação (com a dimensão máxima de 2500 palavras), carta de motivação e outros documentos considerados relevantes pelo candidato. Nenhum documento a ser submetido em candidatura pode ser apresentado após o prazo fixado para o efeito no aviso de abertura.
Em fase de candidatura, será suficiente que os candidatos comprovem que satisfazem as condições necessárias para se inscreverem nos ciclos de estudos conducentes à obtenção do grau académico exigido nos requisitos de admissão. Em fase de contratualização de bolsa será necessário apresentar comprovativo de inscrição.
Serão excluídas as candidaturas que não apresentarem a documentação obrigatória solicitada.
As candidaturas terão de ser remetidas por correio eletrónico para ieccpma@gmail.com.