7.mar.2011
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA CULTURA JÁ CONTA COM DOIS MESTRES
APROVADAS DUAS PRIMEIRAS TESES COM AVALIAÇÃO DE MÉRITO
Foi no passado dia de 28 de Fevereiro que o IECCPMA passou a contar com duas teses defendidas e aprovadas no âmbito do Mestrado em Ciências da Cultura. Os dois primeiros mestres formados no quadro deste curso de pós-graduação foram Rosa Fina e Florentino Franco. Florentino Franco apresentou e defendeu tema na área das Ciências Musicais, intitulado O Virtuosismo Interpretativo e Composicional em Bach e Steve Vai. Rosa Fina estudou a presença do célebre mitólogo Mircea Eliade em Portugal com a dissertação Mircea Eliade e Portugal (1941-1945). Portugal, o Estado Novo e Salazar na óptica eliadeana.
Luís Machado de Abreu e José Eduardo Franco, coordenadores desta pós-graduação em Ciências da Cultura, mostraram-se visivelmente satisfeitos, pois estes são os primeiros resultados originais, pertinentes e meritórios do curso de Mestrado deste Instituto. Nos próximos meses serão defendidas mais provas neste mesmo âmbito, acrescentando a estes contributos outros que se esperam igualmente relevantes.
Resumos dos Trabalhos:
Rosa Fina - Mircea Eliade e Portugal (1941-1945). Portugal, o Estado Novo e Salazar na óptica eliadeana
Neste trabalho tentámos traçar um roteiro interpretativo da estada de Mircea Eliade em Portugal entre 1941 e 1945. Considerando o contexto de Portugal durante os anos 40, bem como os antecedentes de Eliade antes de chegar a Lisboa, analisamos as passagens tanto do Diário Português, como das autobiografias relativas aos anos passados em Portugal, escritas mais tarde, recolhendo um valioso espólio informativo sobre a relação que o escritor e filósofo estabeleceu com o nosso país. Dedicamos também a devida atenção ao “livro político” de Mircea Eliade: Salazar e a Revolução Portuguesa, escrito em 1942, bem à importância que este livro teve na sua compreensão do país na sua dimensão política e governamental. Passando também pela experiência pessoal intensa que atravessou em Portugal, com alguns problemas de saúde a doença e morte de sua esposa, Nina Mares, tentamos firmar que importância teve, para Eliade e para Portugal, esta permanência de quatro anos em terras lusas.
Palavras-Chaves: Portugal; Eliade; Salazar; Estado Novo; política; cultura.
Florentino Franco - O Virtuosismo Interpretativo e Composicional em Bach e Steve Vai
Esta investigação pode definir-se sumariamente como uma reflexão acerca do desenvolvimento tecnológico instrumental, das suas evoluções específicas, dos métodos de exploração e das potencialidades a ele inerentes. Procura estabelecer um paralelismo de termos, formas e estética entre a produção musical de um compositor contemporâneo e a de um compositor do período histórico commumente designado por barroco. O trabalho foi estruturado de forma cronológica, começando necessariamente pela apresentação de uma referência histórica ao Barroco musical, às suas origens bem como aos seus termos e etimologias mais específicas. Subjacente ao tema mais genérico desta tese está o virtuosismo - um conceito extraordinariamente abrangente, que analisarei, ainda que exaustivamente, apenas na vertente musical. Na verdade, falar de virtuosismo é corrente no campo musical. Talvez por isso, seja também neste campo que surgem as maiores controvérsias relativamente ao conceito, o que, consequentemente, torna aliciante e motivadora a análise a que procedi neste trabalho. Historicamente, ao virtuosismo musical são associados vários atributos, sendo que alguns deles, nomeadamente a habilidade de execução per si e a capacidade de reproduzir fielmente composições de extrema dificuldade, são vistos por alguns autores com algum desdém relativamente à inspiração, criação e inovação. A extraordinária capacidade de execução associada a um virtuosismo composicional de extrema complexidade é aqui apresentada através das figuras e obras de Johann Sebastian Bach e Steve Vai. Em ambos o virtuosismo é reificado numa expressão de extraordinária beleza e encantos sonoros, o que leva a que o ouvinte considere a performance de cada um deles como uma impossibilidade que apenas eles alcançam com malabarismos de corpo e alma que ultrapassam os limites do fisicamente possível. As suas tendências, influências e instrumentos de execução compõem uma parte substancial do conteúdo deste trabalho. Estes pontos são uma referência ao legado deixado pelos seus antepassados, que lhe serve de inspiração, bem como são também uma alusão à recriação das suas obras, agregando o seu toque pessoal.
Palavras-Chaves: Bach; Steve Vai; Virtuosismo; Barroco; Música.