12.mar.2013
ANTÓNIO MOTA - UM DOS PRIMEIROS EUROPEUS NO JAPÃO
PALESTRA NA CASA DA COMARCA DA SERTÃ.Hoje, dia 12 de março, terça-feira, pelas 18h30, relembramos António da Mota, natural da Sertã e um dos primeiros europeus no Japão. A palestra “António da Mota e o Japão” é organizada pela Casa da Comarca da Sertã e pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, com o apoio do CLEPUL da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Serão oradores o Doutor Ricardo Ventura, investigador do CLEPUL, e o Dr. Nuno Barata-Figueira, Diretor da Associação Portuguesa de Genealogia.
De acordo com a obra Beira Baixa na Expansão Ultramarina, diz-se de António da Motta: Aventureiro português do século XVI, que a tradição corrente dá como um dos presumíveis descobridores do Japão, e que Cândido Teixeira diz ser natural da Sertã. Segundo Diogo Couto e António Galvão os descobridores do arquipélago japonês teriam sido três portugueses: António da Mota, Francisco Zeimoto e António Peixoto, que ali arribaram arrastados por um tufão desde Chincheu.
Na obra O Japão, na história, na literatura e na lenda, publicada no IV centenário da chegada dos portugueses ao Japão e dedicado “À memória de Fernão Mendes Pinto, o genial aventureiro nunca igualado na maravilhosa descrição do Império do Sol Nascente”, o seu autor, César dos Santos, refere que, no mesmo ano, em 1542, “seguindo uma rota diferente e sem saberem uns dos outros, mais três portugueses, Fernão Mendes Pinto, Cristóvão Borralho e Diogo Zeimoto” teriam também desembarcado numa enseada da ilha de Tanegashima.No final será servido um Porto de Honra.
Entrada livre.