Projeto Aprender Madeira

No quadro da celebração dos 600 anos da descoberta do arquipélago da Madeira, um dos maiores e mais significativos projetos lançados foi o projeto “Aprender Madeira”.

A interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade deste projeto torna-o num caso único em Portugal (e quiçá na Europa) no que respeita ao alcance dos seus propósitos. Por uma parte, este projeto está na vanguarda da reflexão comemorativa, abrindo horizontes de inovação e lançando novos nomes da cultura madeirense em variados campos, que vão da investigação às artes, passando pelas tecnologias e pela pedagogia. Por outro lado, trata-se de um projeto verdadeiramente global, já que a sua operação reúne colaboradores de doze universidades e de dezenas de instituições de variados países, o que o transforma numa colmeia viva de partilha de experiências e num projeto criador de pontes de conhecimento que irão motivar e ajudar a conceber novas iniciativas, para além do próprio projeto.

Na génese e no núcleo do projeto “Aprender Madeira” está a criação do novo Dicionário Enciclopédico da Madeira.

Há cerca de um século, Fernando Augusto Silva apresentou no Funchal um projeto para assinalar os 500 anos da descoberta do Porto Santo e da ilha da Madeira, de que resultou uma obra, com o título Elucidário Madeirense, em dois volumes, que é, ainda hoje, uma referência incontornável e de uma utilidade fundamental para quem pretenda estudar a cultura madeirense. No entanto, além de ser uma obra marcada pelo seu tempo, trata-se, principalmente, de uma obra que exige da cultura e da sociedade madeirense um esforço de continuação e de desenvolvimento. Passados cem anos, e tendo em conta os avanços e os meios que temos hoje à disposição, o projeto “Aprender Madeira” pretende ir ainda mais além, com a constituição de uma equipa intergeracional, interdisciplinar e internacional para produzir uma obra enciclopédica à altura das exigências contemporâneas.

Beneficiando dos avanços científicos nos vários campos de conhecimento, do apoio das instituições científicas, nacionais e estrangeiras, que aceitaram tornar-se parceiras deste projeto e de uma geração altamente qualificada e empenhada em oferecer e aprofundar os saberes sobre o arquipélago, o Dicionário Enciclopédico da Madeira irá produzir um conhecimento compreensivo, alargado e original da história e da cultura da Madeira. Com efeito, este projeto envolve mais de quinhentos investigadores de trinta áreas e subáreas científicas, que têm como objetivo produzir conhecimento sobre os mais diversos âmbitos da história, da cultura, do património material e imaterial, da sociedade, da política, da economia, das finanças, da arte e das relações internacionais madeirenses.

O projeto Dicionário Enciclopédico da Madeira está em curso desde o ano de 2012. Além de uma e-enciclopédia, em atualização permanente, que constitui uma ferramenta essencial de educação à distância, o projeto contará também com a publicação clássica dos dez volumes da enciclopédia, estando prevista a tradução destes para espanhol e inglês. Para além disso, serão editadas outras publicações complementares, destacando-se, entre elas, a História da Madeira para crianças, em catorze volumes, com ilustrações originais, coleções de banda desenhada, uma ópera e dezenas de e-books de literatura madeirense.

 

Scroll to Top